Sistema de refrigeração do motor: entenda a importância!
O sistema de refrigeração do motor é responsável por manter a temperatura ideal do veículo. Desta forma, o carro pode ser evitado de superaquecimento durante a operação. Portanto, protege o veículo e o motorista. Continue lendo este artigo para aprender sobre as partes que o compõem e como ele funciona na prática!
Qual a importância do sistema de refrigeração do motor?
Como mencionamos anteriormente, o sistema de refrigeração do motor é responsável por refrigerar o veículo. Por exemplo, quando em boas condições de funcionamento, pode-se garantir que o carro não atingirá um nível de temperatura que o impeça de dirigir. Se não houver sistema de refrigeração no veículo, o motorista estará em um estado explosivo e instável a qualquer momento. Desta forma, como o sistema de refrigeração controla a temperatura do motor, ele pode evitar que outros componentes se deteriorem devido ao excesso de calor. Portanto, é importante alertar os motoristas sobre a necessidade de manter sua condição, principalmente quando planejam fazer viagens longas.
Quais são os ingredientes principais e como funcionam?
O sistema de arrefecimento do motor consiste em um conjunto de circuito fechado que consiste em 7 componentes principais. São eles: bombas d’água, sensores de temperatura, válvulas termostáticas, tanques de armazenamento de líquidos, radiadores, aditivos e ventiladores. Devido ao fluxo fechado desses componentes, a água não pode evaporar. Esses problemas aumentam a durabilidade do líquido no tanque de armazenamento de líquido, o que é muito mais difícil em modelos mais antigos.
Vale ressaltar que as peças do sistema de refrigeração devem ser substituídas conforme orientação de instalação do fabricante ou em caso de falha.
As regras do fluido do sistema são diferentes. O ideal é seguir as recomendações do manual do usuário, que indicará quando trocar o fluido. A substituição preventiva é realizada a cada 1 ano. Portanto, a cada ciclo completo, o motorista deve levar o carro a uma oficina mecânica especial para verificação. Também é necessário verificar a mangueira. Afinal, dependendo da finalidade do veículo, eles podem se desgastar e, portanto, secar.
Como funciona?
Após discutirmos os componentes do sistema de refrigeração do motor, seu funcionamento deve ser destacado. O fluido flui por todo o processo para resfriar a temperatura do motor. Essa ação é causada pela atividade da bomba d’água, que faz com que a água entre no canal do motor. Nesta etapa, você pode estar se perguntando: “O que acontece quando a água atinge uma temperatura alta?” A resposta é simples: neste caso, a válvula termostática abrirá espaço para a entrada do ar externo. Desta forma, a água irá trocar calor e conseguir manter-se à temperatura normal. Além disso, não podemos deixar de enfatizar o papel do torcedor neste processo. É ativado para aumentar o resfriamento do fluido no radiador.